O meu diário da preparação para o Claro Brasil Ride

Este blogue destina-se exclusivamente a compartilhar convosco a preparação para a minha primeira grande aventura além-fronteiras em BTT, e que será também a minha primeira prova por etapas em bicicleta de todo-o-terreno.

A Claro Brasil Ride é uma competição que se vai disputar entre equipas duplas, tem 6 dias de duração, com início no dia 14 de Novembro. Os mais de 600km vão desenrolar-se na magnifica Chapada Diamantina (Bahia). Espera-se muita dureza.

O meu colega de equipa é Abraão Azevedo. Ciclista muito conhecido na América do Sul, com vários títulos conquistados, sobretudo no XCO.
A minha missão é treinar o melhor possivel no curto espaço de tempo que me resta até à prova, para estar à altura do meu colega, e da dureza que me espera.

Esta aventura só será possível com o apoio de várias empresas: GoldNutrition, BikeZone, Cannondale, Fullwear, TAP, Garmin, e mais importante, família e amigos.

Mais sobre mim em www.gamito.eu
Mais sobre a Claro Brasil Ride em www.clarobrasilride.com


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DIA -52: No limiar da dor

Não tenho tempo para andar devagar (leia-se: treinos de recuperação).

Os dias que tenho disponíveis para treinar têm que ser aproveitados ao máximo. Ficando os restantes para recuperação passiva (sem treinar). Estes treinos que estou a fazer com vista ao Claro Brasil Ride, são sempre em ritmo no mínimo moderado, muito próximo do limiar da dor muscular. Só mesmo nas descidas é que deixo ir a bicicleta. Por outras palavras, digamos que não sou uma companhia muito interessante para andar de bike neste momento. Por isso prefiro mesmo treinar sozinho nestas alturas. Já quando ando apenas de bicicleta, gosto de fazê-lo em companhia.

Dividi os treinos de preparação para o CBR em duas fases: a primeira, durante este mês de Setembro, são quase unicamente de endurance, em ritmo constante, com algumas acelerações em subida, mas quase sempre no limiar da dor. Aos fins-de-semana aproveito as provas de BTT para fazer um treino de alta intensidade. Mas nesta primeira fase, é só mesmo nas provas. Em Outubro, vem a segunda fase, com treinos intervalados de alta intensidade durante a semana, e aos fim-de-semana, continuo na mesma a participar em maratonas de BTT.

Quando escolhi o titulo LIMIAR DA DOR para este post, não me referia unicamente à intensidade dos treinos, mas também à dor que sinto no joelho esquerdo e que teima em não desaparecer! A intensidade dos meus treinos, tem sido sobretudo controlada e limitada por esta dor. Quando não dói, carrego mais nos pedais, quando dói, alivio um pouco. Se entretanto não passar terei que recorrer a medidas mais drásticas, como parar uns dias e levar uma infiltração de anti-inflamatório, se isto for a solução.

Apesar das ameaças de chuva a sul, hoje apontei em direcção a Sintra. Ultimamente, cada vez que lá vou, paro nos Travesseiros. Hoje não foi excepção. Um Travesseiro e um café quando se tem 60km com vento de frente para enfrentar, é a fórmula ideal :)

Balanço final: 4h00 - 125km - 30,8km/h - 2 bidões de Goldrink Premium - 1 café, 1 Travesseiro e ... um joelho a precisar de descanso e tratamento, mas que eu não lhe quero dar.

Já em casa, a rotina do costume: Fast Recovery, gelo no joelho, banho, pomada no joelho, almoço (massa com requeijão e atum).

Depois de uma tarde de trabalho, às 20h30 voltei a ir para cima de uma bicicleta, desta vez de cycling, para dar uma aula de 50 minutos. Mesmo a forçar muito pouco, por causa do joelho, deu para suar bastante, e sempre acumulei mais 50 minutos à minha preparação para o CBR :)

Amanhã é dia OFF. Dia todo no escritório. Vai fazer bem ao joelho :)

Sem comentários:

Enviar um comentário