O meu diário da preparação para o Claro Brasil Ride

Este blogue destina-se exclusivamente a compartilhar convosco a preparação para a minha primeira grande aventura além-fronteiras em BTT, e que será também a minha primeira prova por etapas em bicicleta de todo-o-terreno.

A Claro Brasil Ride é uma competição que se vai disputar entre equipas duplas, tem 6 dias de duração, com início no dia 14 de Novembro. Os mais de 600km vão desenrolar-se na magnifica Chapada Diamantina (Bahia). Espera-se muita dureza.

O meu colega de equipa é Abraão Azevedo. Ciclista muito conhecido na América do Sul, com vários títulos conquistados, sobretudo no XCO.
A minha missão é treinar o melhor possivel no curto espaço de tempo que me resta até à prova, para estar à altura do meu colega, e da dureza que me espera.

Esta aventura só será possível com o apoio de várias empresas: GoldNutrition, BikeZone, Cannondale, Fullwear, TAP, Garmin, e mais importante, família e amigos.

Mais sobre mim em www.gamito.eu
Mais sobre a Claro Brasil Ride em www.clarobrasilride.com


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dia -62: Ressaca da maratona

Dia após uma maratona, se for para pedalar é sempre complicado. Os músculos, sobretudo das pernas e costas, estão sempre doridos, e a energia também não abunda.

Se fosse noutra altura do ano, hoje nem pegava na bike. Esperava pela aula de Spinning de terça-feira para fazer a recuperação activa. Pois, eu sei que é errado, e deve-se fazer este treino de recuperação activa o quanto antes, mas desde 2004 que deixei de me preocupar com o que é correcto ou incorrecto na minha preparação fisica. Mas para a Claro Brasil Ride, vou tentar ser um pouco mais "profissional", e então fiz a recuperação activa no dia certo - hoje. E como custou! Aliás, até foi mais que um treino de recuperação, pois ainda deu quase 3 horas, e com umas subidas porreiras. Mas eu tenho que aproveitar ao máximo os dias que tenho possibilidade de treinar. E hoje era um deles.

Sendo assim, com muito custo, sobretudo nos últimos 30 minutos de treino, pedalei 2h50 para fazer 75km (média de 27,2km/h). Os músculos das pernas estavam muito doridos e o nível de energia era muito baixo, ainda mais que só levei água para o treino e o pequeno-almoço foi em versão curta:) E porquê? Porque tenho que perder 500 gramas de massa gorda por semana, durante as próximas 8 semanas. E nestes treinos em que a intensidade é reduzida vou ter que fazer um sacrifício e cortar nas calorias ingeridas.

Cheguei a casa, e a primeira coisa que fiz foi tomar um batido Total Whey, para recuperação muscular e comer duas fatias de melancia. Só depois veio o banho.

Estas primeiras semanas vão ser as mais dificeis. O corpo já não estava habituado a tanto exercicio físico :)


Entretanto, sei que a Fullwear está a tratar do design dos equipamentos que a equipa GOLD MASTERS (Vitor Gamito & Abraão Azevedo) vai envergar na Claro Brasil Ride.

5 comentários:

  1. Olá Vítor.
    Á algum tempo que também aderi ao Btt mas de uma forma um pouco amadora (puro prazer), tenho uma pergunta pertinente de acordo ao teu treino de hoje.
    Dizem os especialistas "que tenho lido" que o descanso é quase 50% da evolução, então não era bom ter descansado a segunda para recuperar a micro e macro rupturas sucedidas no músculo ao longo da maratona, e terça ser o dia mais aconselhado para o principio de recuperação activa?
    E tomar Total W. antes do treino não poderia ajudar a uma melhor evolução? ou foi baseado na dieta?
    Abc

    ResponderEliminar
  2. Dário, o ácido láctico que fica no organismo após um esforço intenso e prolongado não é nada benefico e atrasa a recuperação. A melhor forma de eliminar esse ácido láctico é através de recuperação activa, leia-se, volta de bike em ritmo suave. Para além disso, é como disse, tenho que aproveitar os dias qie tenho disponveis para treinar. E á terça não é o caso ;)
    O total whey antes do treino é uma boa ideia. Mas eu prefiro após o treino, que assim vou para a mesa, e não tenho tanto apetite ;) É mesmo com o intuito de ingerir o menos calorias possiveis nesta primeira fase da preparação, pois mais para a frente não posso estar a fazer estas dietas, porque o treino vai ser mais intenso.

    ResponderEliminar
  3. Boas Gamito,bela ideia este blog.parabens.E aproveito para tirar esta duvida,estes treinos de preparação fazes com bicicleta de estrada ou btt?
    cumps e boa sorte

    ResponderEliminar
  4. A maioria deles faço com bike de estrada. Só ao fim-de-semana ou faço as maratonas de BTT ou arranjo um grupo para treinar BTT.

    ResponderEliminar