O meu diário da preparação para o Claro Brasil Ride

Este blogue destina-se exclusivamente a compartilhar convosco a preparação para a minha primeira grande aventura além-fronteiras em BTT, e que será também a minha primeira prova por etapas em bicicleta de todo-o-terreno.

A Claro Brasil Ride é uma competição que se vai disputar entre equipas duplas, tem 6 dias de duração, com início no dia 14 de Novembro. Os mais de 600km vão desenrolar-se na magnifica Chapada Diamantina (Bahia). Espera-se muita dureza.

O meu colega de equipa é Abraão Azevedo. Ciclista muito conhecido na América do Sul, com vários títulos conquistados, sobretudo no XCO.
A minha missão é treinar o melhor possivel no curto espaço de tempo que me resta até à prova, para estar à altura do meu colega, e da dureza que me espera.

Esta aventura só será possível com o apoio de várias empresas: GoldNutrition, BikeZone, Cannondale, Fullwear, TAP, Garmin, e mais importante, família e amigos.

Mais sobre mim em www.gamito.eu
Mais sobre a Claro Brasil Ride em www.clarobrasilride.com


terça-feira, 19 de outubro de 2010

DIA -26: Plano abortado

E a faltar 26 dias para a Claro Brasil Ride, os meus planos tiveram que ser abortados!! Posso dizer que não fiquei surpreendido. Sou daquelas pessoas que preparam-se sempre para o pior, e sou pouco optimista. Considero-me mais um realista.

Passados 6 anos de ter deixado a alta competição, empenhei-me de "alma e coração" a preparar-me física e psicologicamente para este novo desafio. Depois da primeira parte desta temporada ter sido bastante desgastante, mas muito gratificante, com a participação em mais de 20 maratonas e respectivos treinos, no mês de Agosto quase não toquei na bike, de modo a ganhar novo ânimo para a preparação de 2 meses que teria pela frente.
Estes dois meses de preparação estavam a ser bastante intensos, e mesmo com um joelho sempre a incomodar-me, uns dias mais outros menos, a qualidade da preparação até era boa. Tinha previsto ir para o Brasil com 67,5kg, o que significava perder em 2 meses, cerca de 3,5kg. Nada fácil para quem já é magro. Mas a faltar ainda 3 semanas para a CBR, e esse objectivo já foi alcançado! Todos me dizem: "Nunca te vi tão magro!" Mas eu digo:"Esquecem-se que quando competia chegava a pesar 64kg!" Ok, tinha menos 10 anos de idade :)

Mas nestes mês que já passou de preparação, os contratempos têm sido mais que muitos! O joelho não melhora, uma gastroenterite este fim-de-semana que me impediu de treinar 5 dias, e tirou-me todas as forças que tinha, e o problema das hemorróidas que também não melhorou.
No caso do joelho, vou mostrar a ressonância ao dr. Pedro Barradas, na próxima sexta-feira. Mas há partida não é nada grave.
No caso da gastroenterite, já estou quase a 100%, e não foi preciso recorrer a antibióticos.
No último caso, o prazo limite que eu tinha estabelecido para haver melhorias, foi hoje. De manhã tive consulta, e a sentença foi: cirurgia marcada para o dia 8 de Novembro! O tempo de recuperação rondará os 15 dias.

Assim, a participação nas duas provas no Brasil - Maranbiker e Claro Brasil Ride, já estão fora de questão. Vou acabar assim, a minha já longa temporada 2010, no próximo Sábado, na maratona do Festival Bike Santarém. Por causa desta situação o ânimo já não é muito, mas a vontade de experimentar a Cannondale Flash que a BikeZone me emprestou, fala mais forte. Para além disto, também vou estar em trabalho, pois a GoldNutrition, uma vez mais, vai ser a fornecedora oficial da maratona, além de ter vários pontos de venda dentro da feira. 

Quanto à CBR e ao Maranbiker, ninguém mais do que eu, fica com pena de não puder estar presente. A minha expectativa era elevada. Se tudo correr dentro do previsto, para ao ano quero estar presente, e ao mais alto nível.

Agradeço desde já a todos os amigos que me têm apoiado, quer por Facebook, quer pessoalmente. Ao meu parceiro de sempre - GoldNutrition, aos meus parceiros deste ano - Barbo Racing, Garmin, Fullwear, Northwave e Cliniponte, e aos meus novos parceiros para a próxima temporada, mas que se disponibilizaram a apoiar-me já nesta aventura - a BikeZone e Cannondale.
 E por último à Lena, Adriana e Vasco, pela paciência que têm em aturar este puto grande :)

Terminada a preparação para o Claro Brasil Ride, este blogue deixa de fazer sentido. Assim, as notícias futuras serão novamente apresentadas no meu website oficial - www.gamito.eu, nomeadamente o rescaldo da última maratona de 2010 - Maratona de Santarém.


ATÉ 2011

8 comentários:

  1. Sinto muito Vitor :(( Mas mesmo assim sinto que o problema das hemorroidas até poderia evoluir positavamente nas próximas horas, mas certamente já deves ter poderado tudo e tens de tomar opções, claro!! Desejo tudo de bom para ti e continua a fazer as tuas publicações, neste ou noutro sítio!!!

    Abraço, Vitor Gaspar

    ResponderEliminar
  2. Agora que eu andava a seguir os teus treinos dás-me uma destas!!!!!!!!!
    Quem melhor do que tu sabe se está em condições?
    Outros desafios se seguirão, força campeão!

    ResponderEliminar
  3. Amigo o ano que vem será teu e nós cá estaremos para aplaudir !!! Abraço e votos de rápidas melhoras. Nelson Rosado

    ResponderEliminar
  4. Rapidas melhoras , alem da tua pagina web mantem este blog nao da muito trabalho e se adicionares um contador de visitas veras que tem intresse em manter o blog.
    Boa sorte para santarem...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos, amigos.
    Jordão, este blog foi desenvolvido unicamente para a Claro Brasil Ride, como o próprio nome indica. Não faz sentido continuar a escrever crónicas aqui, que não tenham a ver com este assunto.
    Continuarei a escrever crónicas só que no meu site ou então se fizer sentido, noutro blog que possa desenvolver.
    E sim, eu tenho contador neste blog. Este blogue só tem um mês e já conta com 8200 visitas. Nada mau :)

    ResponderEliminar
  6. grande vitor desde que acompanho a tua carreira que nao tem sido nada facil ser ter fã, mas acredita que é por isso que continuas no top, sempre te admirei como atleta e como homem mesmo sem te conhecer pessoalmente, mas mesmo assim da para ter a noçao de como es como homem. sinto muito Vitor acredito que estavas mesmo motivado para este desafio, mas acredito que esta nao foi a pior noticia a maior derrota que tiveste....
    Que para o ano que vem que consigas ter apoios suficientes para esta aventura.
    Vamos continuando a te ouvir pelo facebook
    Grande abraxo Vieira

    ResponderEliminar
  7. Coragem e saúde, Gamito, que para o ano há mais! Aproveitas e curas também esse joelho... Mas, na verdade, estamos é todos a torcer para que ainda seja possível ires :) o problema melhora e tu adias a intervenção... enfim, tu lá sabes melhor que ninguém. abraço e boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Realmente é pena...que grande preparação estava a ser feita para esta prova...mas enfim!

    É a vida...também eu tenho estado a debelar uma lesão nos ombros, no meu caso é mesmo falta de cartilagem no supra-espinhoso...fiz fisioterapia durante 3 meses e nada de melhoras...vamos ver com os novos fármacos biológicos compostos por sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina.

    Isto com 33 anos!!!

    Força e boa sorte.

    ResponderEliminar