O meu diário da preparação para o Claro Brasil Ride

Este blogue destina-se exclusivamente a compartilhar convosco a preparação para a minha primeira grande aventura além-fronteiras em BTT, e que será também a minha primeira prova por etapas em bicicleta de todo-o-terreno.

A Claro Brasil Ride é uma competição que se vai disputar entre equipas duplas, tem 6 dias de duração, com início no dia 14 de Novembro. Os mais de 600km vão desenrolar-se na magnifica Chapada Diamantina (Bahia). Espera-se muita dureza.

O meu colega de equipa é Abraão Azevedo. Ciclista muito conhecido na América do Sul, com vários títulos conquistados, sobretudo no XCO.
A minha missão é treinar o melhor possivel no curto espaço de tempo que me resta até à prova, para estar à altura do meu colega, e da dureza que me espera.

Esta aventura só será possível com o apoio de várias empresas: GoldNutrition, BikeZone, Cannondale, Fullwear, TAP, Garmin, e mais importante, família e amigos.

Mais sobre mim em www.gamito.eu
Mais sobre a Claro Brasil Ride em www.clarobrasilride.com


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DIA -39: Sudoex Out

Alteração de planos. Dificilmente irei participar no Sudoex, este fim-de-semana! O objectivo principal desta participação era testar uma Cannondale Flash em terreno semelhante ao Claro Brasil Ride, para saber se é este o modelo ideal para ir comigo para o Brasil, ou se por outro lado, será melhor levar a Cannondale Scalpel. Uma outra dúvida que tenho é, qual o tamanho ideal para mim, M ou L? 
Enquanto não chegam os modelos de 2011, a Bikezone está a preparar uma Flash de teste, do tamanho M, com as medidas que forneci. Mas para tal, foi necessário pedir à Cannondale um avanço de 120mm para a suspensão Lefty. Este avanço já vem a caminho, mas dificilmente chegará até sexta-feira. E sem bike, nada feito!
O teste terá que ser adiado até à maratona de Santarém (Festival Bike).
Enquanto não tiver a Flash, resta-me os treinos em estrada e as aulas de cycling, ambos limitados em intensidade por causa do joelho. O único tipo de treino que não prejudica o meu joelho, é mesmo o BTT.

Amanhã, é o meu dia de folga na GN. Se não chover, saio para a estrada de manhã. Se estiver de chuva, vou experimentar fazer umas séries no limiar anaeróbio em rolos, a ver como reage o joelho. Depois à noite tenho cycling.

5 comentários:

  1. Olá Vitor!

    Costumo consultar este site de meteorologia para planear o treino. Consegues saber a previsão à hora e ter uma noção da densidade de nuvens no ar. (temperatura, vento/direcção/ intensidade)

    http://climetua.fis.ua.pt/weather

    Abraço

    Vitor Gaspar

    ResponderEliminar
  2. Tó, também tens o freemeteo.com, o Windguru e o Accuweather. Tudo bons sites :) Mas ainda não consegui descobrir nenhum que seja infalivel :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Vitor,

    Em relação ao M, L devo dizer que o avanço pode ajudar a compensar a medida, mas atenção que um quadro M com avanço 120mm pode-se tornar difícil de controlar nas descidas. Quanto maior o avanço menos "handling".

    Boa sorte para os próximos eventos!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde vitor, não sei a tua altura, mas no meu caso 1,80 m em 2009 tinha um Specialized Epic S-Works L, este ano optei por trocar o quadro por um M e descobri que me sinto melhor num M e a Bike fica muito mais agil.

    Um abraço.

    Rui Mano

    ResponderEliminar
  5. Pois Rui, por essa razão é que estou indeciso entre um M ou um L. É que em ambos os quadros consigo colocar as minhas medidas. A diferença é que se for um M, uso avanço 120, se for L uso avanço 100. Se o quadro for M, é mais ágil, leve, e sobe melhor. Se for L, rola e desce melhor, mas torna-se mais lenta! Eu tenho 1,83mts.

    ResponderEliminar