O meu diário da preparação para o Claro Brasil Ride

Este blogue destina-se exclusivamente a compartilhar convosco a preparação para a minha primeira grande aventura além-fronteiras em BTT, e que será também a minha primeira prova por etapas em bicicleta de todo-o-terreno.

A Claro Brasil Ride é uma competição que se vai disputar entre equipas duplas, tem 6 dias de duração, com início no dia 14 de Novembro. Os mais de 600km vão desenrolar-se na magnifica Chapada Diamantina (Bahia). Espera-se muita dureza.

O meu colega de equipa é Abraão Azevedo. Ciclista muito conhecido na América do Sul, com vários títulos conquistados, sobretudo no XCO.
A minha missão é treinar o melhor possivel no curto espaço de tempo que me resta até à prova, para estar à altura do meu colega, e da dureza que me espera.

Esta aventura só será possível com o apoio de várias empresas: GoldNutrition, BikeZone, Cannondale, Fullwear, TAP, Garmin, e mais importante, família e amigos.

Mais sobre mim em www.gamito.eu
Mais sobre a Claro Brasil Ride em www.clarobrasilride.com


domingo, 19 de setembro de 2010

DIA -56: Maratona ATV55

A maratona denomina-se ATV55, mas este ano tinha 62km.
Como tem sido habitual este ano, os dias das maratonas que a GoldNutrition dá apoio e em que eu também participo, começam bem cedo. Primeiro há que montar todo o estaminé: tenda, máquina de batidos, fazer os batidos, colocar faixas GN no local, etc. Depois disso então, preocupo-me com os preparativos para a minha participação na prova. Hoje foi mais à justa, faltavam 30 minutos para a partida quando deixei a tenda GN pronta. Preparar-me para a maratona foi muito à pressa, e nem cheguei a testar a bike, a ver se estava tudo ok. Felizmente tudo correu bem.
Nesta maratona havia uma novidade: a participação de toda a familia Gamito. Juntamente com alguns amigos que têm representado a GoldNutrition em vários eventos de BTT, esta foi a maior comitiva GN. Na foto abaixo ainda faltam pelo menos 3 atletas GN, que não esperaram pela foto :)

Os meus filhos, Adriana e Vasco fizeram o passeio de 15km, e portaram-se lindamente, tendo em conta que foi a primeira vez que fizeram tantos km seguidos de bike no mato. A minha mulher foi para os 30km, e mais uma vez conseguiu um brilhante 2º lugar nas senhoras, e eu, nos 60km, regressei às vitórias após um período de descompressão e férias.

Apesar da vitória, sinto que ainda há muito trabalho para fazer. Sobretudo ao nível da endurance muscular, para além dos 3kg que ainda tenho que queimar :)

Foi um evento de BTT, muito bem organizado pelo Académico de Torres Vedras, e amigos. Uma palavra de apreço para o meu amigo Bruno Espinha, que foi incansável na organização. Posso dizer que foi do melhor que já fiz. As condições que o pavilhão de exposições permitem muito contribuíram para a qualidade do evento. Os trilhos estavam espectaculares, dureza q.b, single-tracks, havia de tudo, até pó :)

Ao nível desportivo, posso dizer que foi bastante competitivo, andou-se muito logo de início, mas a dureza do percurso fez a seleção natural. Até aos 30km, segui na frente com mais 3 atletas. Depois aproveitei uma subida longa para me destacar. E a partir daí foi sempre em contra-relógio até à meta. No final cheguei com cerca de 3 minutos e alguns segundos de vantagem sobre o segundo classificado, e cerca de 6 minutos sobre o 3º.

Terminada a prova, nem deu para tomar banho. Fiquei na tenda GoldNutrition por mais umas 3 horas, junto com os meus dois colegas da Loja EmForma.

Às 15h desmontei a tenda e arrumei o material que restou, e às 15h30 estava em casa a almoçar uma churrascada no alpendre.

O resto do dia foi para arrumar a carrinha GN, tomar banho e descansar.
Amanhã é dia de trabalho na GN, e como tal, dia sem bike.

EDIT: a pedido de várias familias, coloco aqui o link para o track GPS da distância de 60km deste evento - INFO GPS

Sem comentários:

Enviar um comentário