O meu diário da preparação para o Claro Brasil Ride

Este blogue destina-se exclusivamente a compartilhar convosco a preparação para a minha primeira grande aventura além-fronteiras em BTT, e que será também a minha primeira prova por etapas em bicicleta de todo-o-terreno.

A Claro Brasil Ride é uma competição que se vai disputar entre equipas duplas, tem 6 dias de duração, com início no dia 14 de Novembro. Os mais de 600km vão desenrolar-se na magnifica Chapada Diamantina (Bahia). Espera-se muita dureza.

O meu colega de equipa é Abraão Azevedo. Ciclista muito conhecido na América do Sul, com vários títulos conquistados, sobretudo no XCO.
A minha missão é treinar o melhor possivel no curto espaço de tempo que me resta até à prova, para estar à altura do meu colega, e da dureza que me espera.

Esta aventura só será possível com o apoio de várias empresas: GoldNutrition, BikeZone, Cannondale, Fullwear, TAP, Garmin, e mais importante, família e amigos.

Mais sobre mim em www.gamito.eu
Mais sobre a Claro Brasil Ride em www.clarobrasilride.com


domingo, 26 de setembro de 2010

Dia -49: Maratona Trilhos da Vila - Alenquer

Mais uma maratona em que o objectivo principal foi a preparação para o CBR, mas para além disto, queria ver como se portava o joelho, depois de, no treino de quinta-feira ter passado mal. E hoje portou-se bem. Não sei se foi pela carrada de pomada analgésica ou se é simplesmente pela mudança de bike. O que é certo, é que praticamente não me doeu. De qualquer forma, a primeira metade da maratona fiz num ritmo mais controlado, até porque não dava para ser de outra forma, tal  foi a quantidade de enganos de percurso e hesitações nos cruzamentos de trilhos! Cheguei a um ponto que já estava tão saturado de perseguir, que o melhor mesmo era seguir em grupo. Só a faltar cerca de 25km para o final, acelerei o ritmo para ver qual a minha condição física ...e a do joelho. 
Conclusão: ambos estão razoáveis! Falta-me ainda treinos de alta intensidade, o que é normal, pois só há 2 semanas iniciei os treinos, e quanto ao joelho, e apesar de ter consciência que precisa de tratamento ..e uma pausa longa, ainda dá para aguentar os treinos, sobretudo os de BTT. 
Mas tenho que tirar medidas á bike de estrada e de BTT, para perceber o porquê de na estrada me doer, e na BTT não. Já para não falar no cycling! Para mim não tem muita lógica! Tenho cerca de 600.000km de estrada e uns 15.000 de BTT. Tinha mais lógica ter problemas na BTT!

Voltando à maratona, fui o primeiro a chegar, com alguma (pouca) vantagem sobre o segundo, Nuno Vicente, também da Barbo Racing.

Dados da maratona aqui: http://connect.garmin.com/activity/50185179

Mal cortei a meta, dirigi-me de imediato para o carro, preparei o Fast Recovery e rumo a casa. Tinha que me preparar rapidamente, para ir à exposição da Orbea 2010. Fui lá "namorar" um pouco as máquinas desta marca. A ver se temos casamento :)



Amanhã e terça, dias sem bike. Work, work!

3 comentários:

  1. Vitor, deixei um comentário no FB relativamente ao teu problema do joelho se manifestar mais na bike de estrada, palpita-me que tenha a ver como facto dos pedais estarem mais juntos na bike de estrada do que na btt. As melhoras, Vitor gaspar

    ResponderEliminar
  2. Não sabes porque na estrada te dói o joelho e no btt não???
    Por 2 razões fortes:
    1ª - Culpa do PDI! Sim, tu também fazes anos...
    2ª - Já deste muitas voltas ao contador do velocímetro nas bikes de estrada, tipo taxis de Lisboa

    Um grande abraço do teu amigo Carlos Coelho

    ResponderEliminar
  3. Olá Vitor Gaspar, eu respondi no mesmo post do Facebook.

    abraço e obrigado,
    VG

    ResponderEliminar